segunda-feira, junho 20, 2005

Jan Garbarek: In a Praise of Dreams










A Polaroid de hoje é dedicada a Jan Garbarek.

Garbarek nasceu em 1947 em Mysen na Noruega e decidiu tocar saxofone depois de ouvir "Countdown" de John Coltrane na rádio. Tinha então 14 anos e um ano depois, em 1962, vencia uma competição amadora na Noruega. Depressa se tornou profissional formando um quarteto com Jon Christensen, Terje Rypdal e Arild Andersen.

Em 1968 representou a Noruega no festival da European Broadcasting Union interpretando uma versão de "Naima" de John Coltrane.

Gravou em 1969 "Esoteric Circle" para a etiqueta Freedom e em 1971 entrava, pela mão de Manfred Eicher, para a ECM. Tinha então 24 anos e apresentava um jazz melódico, atmosférico, com menos emoçao mas sem perder a intensidade.

Na década de 80 Garbarek tocaria com Eberhard Weber, Bill Frisell e John Abercrombie, mas também com Don Cherry, Chick Corea, David Torn e George Russel.

Veio a interessar-se pelos sons exóticos e tropicais tocando com Nana Vasconcelos.

Em 1984, o interesse pela pela música folk e as sonoridades de raíz étnica variada fizeram com que gravasse com Ravi Shankar o álbum "Song for Everyone". Em 1991, na companhia de Agnes Buen Garnas, gravou "Rosensfole", um trabalho sobre músicas medievais norueguesas. Em 1992, com músicos do Paquistão e Nusrat Fateh Ali Khan concebia o álbum "Ragas & Sagas".

Além das inúmeras colaborações dispersas, Garbarek tocou ainda com o Hilliard Ensemble daí resultando "Officium" de 1994 e "Mnemosyne" de 1999.

O último trabalho de Garbarek foi editado em 2004: "In a Praise of Dreams".

Boa audição.
Boa Noite.

Alinhamento:

Jan Garbarek

1. If You Go Far Enough
(Jan Garbarek, Kim Kashkashian e Manu Katché: In a Praise of Dreams, ECM 2004)
2. My Song
(Keith Jarrett, Jan Garbarek, Palle Danielsson e Jon Christensen: My Song, ECM 1979)
3. Eventyr
(Jan Garbarek, John Abercrombie e Nana Vasconcelos: Eventyr, ECM 1984)
4. Soria Maria
(Jan Garbarek, John Abercrombie e Nana Vasconcelos: Eventyr, ECM 1984)
5. In a Praise of Dreams
(Jan Garbarek, Kim Kashkashian e Manu Katché: In a Praise of Dreams, ECM 2004)